DEPARTAMENTO DE FUTEBOL FEMININO:

          O Sport Club Rio Grande também detém a marca de pioneirismo, em se tratando da introdução e prática do futebol feminino na cidade 'Noiva do Mar'. Tudo começou ao florescer da década de 80, quando um riograndino e adepto torcedor tricolor Veterano, Cecílio Sepúlveda Monteiro Teixeira, médico especializado em psiquiatria, idealizou a criação e fundação de uma equipe de futebol feminino do Vovô do futebol brasileiro. Naquela época, ainda não era oficializada a pratica do futebol feminino no País, e por conta deste fato surgiria naturalmente muita desconfiança, resistência e até preconceito a aceitação desta criação de equipe, foi quando o primeiro time feminino de futebol então formado, em 11 de Outubro de 1980, recebeu o apelido de "Loucurinhas do Vovô". O futebol praticado por mulheres foi reconhecido e oficializado, no dia 11 de Maio de 1983, após ser publicado no Diário Oficial da União. Cecílio Teixeira fundador da primeira equipe de futebol feminino, organizou e difundiu ainda mais a modalidade, atuando como Diretor do Futebol Feminino do Sport Club Rio Grande por mais quatro anos, após ano de fundação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                       Primeiras formações de Grupo das "Loucurinhas do Vovô"


          Em 20 de Setembro de 1981, aconteceu a primeira transmissão radiofônica de Futebol Feminino no Brasil, onde a emissora Rádio Cultura Riograndina, transmitiu as partidas entre: Huracan x Loucurinha do Vovô e, também, Vila São Miguel x Loucurinhas do Vovô. Na ocasião as "Loucurinhas do Vovô" sagraram-se triunfantes nos dois jogos.


          Em 17 de Abril de 1983, aconteceu o primeiro jogo oficial de futebol feminino,  na capital do Estado Gaúcho, no Estádio Olímpico, onde quadro tricolor Veterano, participou com as seguintes jogadoras: Joice, Marilda, Luci, Berê, Terezinha, Leci, Marisa, Rosângela, Nerian, Miriam, Vane, Rosângela Solano, Deise, Jolzi, Kátia e Clarozeti. Roberto Fernandes (Técnico), José Luiz e Amilques Souza integravam a Comissão Técnica. Nessa partida, a atleta Berê foi destaque do time.


          Em 18 de Outubro de 1997, Nair Mello de Freitas passou a dirigir o Departamento Feminino de Futebol do Sport Club Rio Grande, ao lado de Rosângela Solano Rodrigues, o qual recolocaram a equipe nas disputas de Campeonatos, e permanece até hoje. Ao longo destes anos, dezenas de atletas vestiram a camisa tricolor Veterana, entre estas algumas ganharam espaço no cenário do futebol Estadual e Nacional, caso de Shaiane Pedroso. A jogadora serviu a Seleção Estadual (em 2010) e Seleção Brasileira Sub-17 (em 2009). As atletas Keila Pereira, Silviane Pinheiro e Shaiane Pedroso foram Campeãs dos Jogos da Juventude, representando a cidade de Sorocaba/SP em Junho de 2011.
          Atualmente o Departamento de Futebol Feminino, presidido por Rosangela Solano Rodrigues, não só atua no Futebol de Campo, bem como também em outras modalidades, tais como: Futebol de Areia, Futebol de Sete e Futsal. As Taças, Troféus e Medalhas, conquistadas pelo Futebol Feminino do Sport Club Rio Grande, estão expostas no Memorial do Clube.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

'Loucurinha do Vovô'... Mascote do Departamento de Futebol Feminino do Sport Club Rio Grande

 

 

TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL FEMININO:


          Entre as principais conquistas do futebol feminino, o Sport Club Rio Grande acumula:
* Futebol de Campo: 5 (cinco) Títulos de Campeão em Certames dentro e fora de Rio Grande;

                                      3º (terceiro) colocado no Gauchão Feminino (2012);
* Futebol de Sete: 15 (quinze) Títulos de Campeão em Certames dentro e fora de Rio Grande;
* Futebol de Areia: 9 (nove) Títulos em Torneios, 3º (terceiro) colocado no Estadual em Torres/RS;
* Futsal: 18 (dezoito) Títulos de Campeão Citadino e 1 (um) Título de Campeão Regional.

 

Primeiras formações de Grupo das "Loucurinhas do Vovô"
'Loucurinha do Vovô'... Mascote do Departamento de Futebol Feminino do Sport Club Rio Grande
Visitantes
Website Oficial do Sport Club Rio Grande

Sport Club Rio Grande
SEDE CENTRO ESPORTIVO DÊNIS W. LAWSON:

Endereço: Av. Itália, nº 1815.

E-mail : sportclubriogrande@outlook.com.br

Fone: (53) 3232-1900